Lock Poker

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os meus colegas da Camarneira!!!



No ano de 1983, andava eu na Escola Secundária José Estêvão (Aveiro) quando, em conversa com três colegas, pergunto de onde eles são. A resposta surpreendeu-me... Camarneira.
Eu nem fazia a mais pequena ideia onde era!
Depois de me explicarem, eu perguntei "E vêem de tão longe?"
E eis que me respondem "Não temos alternativa!"

Hoje, os meus filhos andam num colégio privado não muito longe da Camarneira. Um colégio que sendo privado recebe fundos estatais.

Fundos esses que o estado quer cortar em 10%.

À primeira vista este corte não tem nada de estranho. Até digo mais, porque razão é que o estado subsidia empresas privadas cujo objectivo é o lucro?
Os Doutores e Engenheiros cujos filhos frequentam estes estabelecimentos podem perfeitamente pagar! Então porque é que não se cortam estes subsídios a 100%?
É porque os filhos dos políticos também frequentam estes estabelecimentos?

NÃO! A razão do subsídio é porque estas escolas desenvolvem um SERVIÇO PÚBLICO!

A escola dos meus filhos fica a 4 km da minha residência actual e tem uma qualidade de ensino muito acima da média.
Tem 1200 alunos, não está sobrelotada e ninguém estuda em barracões.
Não tem critérios de selecção, pelo que a grande maioria dos estudantes é local. E os que não são, estão lá pela sua qualidade de ensino.

Se esta escola não existisse... o custo para o contribuinte seria muito superior ao valor do subsídio dado.
Se esta escola não existisse... seria o CAOS nas escolas da região e teriam de ser construídas escolas novas.
Se esta escola não existisse... o estado precisava de mais funcionários públicos.
Se esta escola não existisse... as estatísticas do ensino em Portugal não estavam ao mesmo nível.

Então não há nada onde se pode cortar na despesa?

Claro que há... só não podem é fazer cortes a direito e às cegas.

Cortem naquelas escolas onde existam alternativas públicas
Cortem naquelas escolas onde os critérios de entrada são dúbios
Cortem naquelas escolas que não atinjam médias nas avaliações nacionais dos alunos
etc etc etc

Resumindo... não tratem a parte como o todo!
E lembrem-se que se as médias dos alunos das privadas são superiores, se calhar o problema não está no dinheiro que se gasta com as privadas mas sim nas outras.

Por este caminho, as escolas de Aveiro e Coimbra vão voltar a ter alunos da Camarneira e isso seria imperdoável!

Sem comentários:

Enviar um comentário