Lock Poker

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resultados finais e análise das legislativas 2011!!!!



Depois de ter acertado por antecipação nos resultados das presidenciais, chegou a hora de vos dar os resultados das legislativas de 5 de Junho.

Resultados finais das Eleições Legislativas 2011 em Portugal:
- PSD 38%
- PS 27%
- CDS-PP 17%
- CDU 7%
- BE 6%
- Outros 5%.
(resultados com um intervalo de +/- 2 pontos percentuais)

Análise dos resultados:
- Os 27% do PS vêm do nucleo duro do partido, aquelas pessoas que votariam PS mesmo que o candidato a primeiro ministro fosse o Rato Mickey. Todos os outros desaparecem dado que, em campanha, limita-se a dizer "porque não se deve votar no PSD" esquecendo-se que há outras alternativas.

- Os 38% do PSD vêm do seu nucleo duro e de votos perdidos pelo PS. A votação só não é maior porque a abordagem de PPC à campanha eleitoral peca por falta de tempo, ou seja, utiliza uma estratégia de longo prazo e a campanha eleitoral está a terminar.

- O CDS-PP é de longe quem melhor tem gerido esta campanha eleitoral. Em primeiro lugar porque não fez nada para perder os 10% que obteve nas ultimas eleições, em segundo porque está a conseguir apresentar-se como alternativa aos partidos do bloco central, e em terceiro porque está a conseguir evitar o "voto útil" no PSD dado que os eleitores não reconhecem mérito a PPC para ter uma maioria absoluta. Vai buscar votos a todos os partidos com excepção da CDU.

- A CDU é aquela velha história, consegue segurar o seu eleitorado e ganha sempre.

- O Bloco é o segundo maior derrotado destas eleições. Dado que a vinda do FMI/UE era um facto consumado deveria ter negociado algo que pudesse usar como bandeira eleitoral. Perdeu uma oportunidade histórica ao não fazer uma aliança com a CDU, a situação assim o exigia, estou certo que formariam uma força com mais de 20% dos votos. Vai perder o "voto de protesto" que geralmente era seu.

- Os pequenos partidos poderão ser uma das surpresas destas eleições. Uma ou mesmo duas formações irão eleger o seu deputado por Lisboa, e se não o fizerem será por poucas centenas de votos.

Sem comentários:

Enviar um comentário